A Síndrome de Ménière é um distúrbio que acontece no ouvido interno que causa vertigem, pressão, perda auditiva e inchaço acompanhado de um zumbido.
As crises podem acontecer rapidamente ou durar algumas horas. Os sintomas e as crises podem variar de pessoa para pessoa.
Esta é uma doença rara que atinge, em sua maioria mulheres, de 20 a 50 anos.
Quais são as causas da Síndrome de Ménière ?
A doença possui relação com o excesso de líquido presente no ouvido interno. Quando há a dilatação do sistema linfático, a drenagem da endolinfa pode ser afetada. A endolinfa é o líquido que envolve a audição e a estrutura do equilíbrio.
Entretanto, existem alguns agentes causadores externos. Vamos entender quais são eles:
- Causas genéticas: má- formações ou alterações no desenvolvimento do ducto do saco endolinfático (fluido contido no labirinto membranoso da orelha interna) podem causar a doença;
- Otite média crônica: as toxinas produzidas pela infecção podem atingir o espaço endolinfático e causar maiores complicações;
- Otosclerose: acontece quando há o comprometimento do aqueduto vestibular (anomalia mais comum da orelha interna) causado pela Otosclerose. Ela pode causar a disfunção da reabsorção endolinfática (fluido contido no labirinto membranoso da orelha interna);
- Hipo ou Hiperglicemia: o distúrbio no metabolismo de carboidratos pode comprometer o funcionamento do ouvido interno;
- Trauma: o trauma físico do labirinto membranoso pode causar o descolamento dos órgãos sensoriais do ouvido interno;
- Auto-imunidade: a autoimunidade pode causar uma reação inflamatória no local.
Sintomas e Diagnóstico da Síndrome de Ménière
Os sintomas mais comuns são vertigem, zumbido, perda auditiva e pressão no ouvido. Mas, como é possível realizar o diagnóstico a síndrome?
Geralmente alguns sinais são observados e partir daí alguns exames podem ser solicitados. É preciso ter atenção se há dois ou mais episódios vertiginosos com duração mínima de 20 minutos, se há a perda auditiva documentada audiometricamente, pelo menos numa ocasião e se apresenta a sensação de plenitude aural no ouvido.
Esses são três sinais que ajudam a confirmar a Síndrome de Ménière, além dos exames de imagem como a Ressonância Magnética. Aqui na Mega, você conta com a facilidade de realizar esse exame seguindo protocolos específicos.
A Ressonância Magnética não usa radiação como o raio-X ou a tomografia computadorizada, tudo isso porque o seu nível de precisão de diagnóstico é superior quando comparado a outros exames.
Prevenção e tratamento
Quando as crises acontecem é possível utilizar alguns medicamentos para aliviar o mau estar causado pela vertigem. Mesmo que o médico otoneurologista utilize de medicamentos, a conduta não é contínua e sim em momentos de crise. Portanto, não é descartada a possibilidade de perda auditiva gradual.
Entretanto, ainda que não seja definida uma causa exata para a doença é importante a prevenção. Evitar o consumo de sal, álcool e cafeína ajudam a diminuir as crises de vertigem, por exemplo.
Além disso, há outro tratamento não invasivo que pode auxiliar no tratamento: a reabilitação vestibular. A reabilitação consiste em um grupo de exercícios personalizados de acordo com cada paciente, que em conjunto com medicamentos indicados pelo otoneurologista, as mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida, auxiliam na redução dos sintomas.
Esse conjunto de técnicas auxiliam na recuperação do equilíbrio emocional e redução dos sintomas de tontura.
Técnicas Invasivas
Em alguns casos mais raros, pode ser indicado o procedimento invasivo. Esse tipo de intervenção ajuda a reduzir a pressão dos líquidos presentes no ouvido interno e também causa a destruição das estruturas do ouvido interno que são responsáveis pela função do equilíbrio.
É importante ressaltar que ao sinal de qualquer sintoma, procure um otoneurologista para esclarecer suas dúvidas e indicar o tratamento adequado.
Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!