Muitas pessoas vivem na correria do dia a dia e não sabem o verdadeiro impacto do estressa na função da nossa glândula da tireoide.
Vamos entender primeiramente o que é a glândula da tireoide e para o que ela serve.
Tireoide e suas funções
A tireoide é um glândula que faz parte do sistema endócrino do corpo, que produz os hormônios T3 e T4, que são responsáveis por regular o metabolismo.
Ela se localiza na região central do pescoço e é uma glândula de grande importância para o corpo humano. Ela pode ser afetada quando elevamos o nosso nível de estresse.
Hipotireoidismo
Quando falamos em tireoide, devemos considerar dois cenários. O hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
O hipotireoidismo consiste na deficiência dos hormônios T3 e T4, causando assim a diminuição do tamanho da tireoide.
Ela acomete uma faixa etária mais velha, dentro dos 60 anos e pessoas com doenças autoimunes- diabetes tipo 1 e doença celíaca.
Os sintomas mais comuns de hipotireoidismo em adultos são:
- fadiga;
- letargia;
- intolerância ao frio;
- ganho de peso;
- constipação;
- mudança na voz e pele seca.
Entretanto a apresentação clínica pode incluir uma ampla variedade de sintomas que variam com a idade, sexo e tempo entre início e diagnóstico.
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo é o contrário do hipotireoidismo. Nesse distúrbio a glândula da tireoide produz e excreta mais hormônios do que deveria, causando o que chamamos de tireotoxicose– causando condições clínicas sistêmicas.
É importante entender que esse distúrbio pode ter relação direta com o aparecimento de hipertensão e devido a sobrecarga hormonal, ela também mexe com o cérebro e promove quadros de ansiedade, insônia e nervosismo.
A doença ainda pode desregular a digestão e causar intolerância ao calor.
Estresse e a tireoide
Um estudo publicado no na revista Thyroid Research indica que os níveis de cortisol interferem na produção do TSH, que é o hormônio estimulador da tireoide. Além disso, o cortisol também pode afetar o funcionamento das nossas glândulas suprarrenais, é preciso ter cuidado.
Partindo desse princípio vemos que o estresse é um fator de risco para o desenvolvimento do hipertireoidismo.
Além disso, é comprovado que os pacientes mais estressados possuem maior dificuldade em converter o hormônio T4 em T3, além de apresentar outras condições que afetam a saúde e oferecem riscos indiretos a função da tireoide.
Consequências do estresse
O estresse não afeta somente a tireoide, ele também pode atingir outras partes do nosso corpo, trazendo consequências graves. Separamos algumas dicas de como
Como reduzir o estresse?
A maneira mais eficiente de reduzir o estresse é mantendo o contato com a natureza. As pausas aos finais de semana para fugir da rotina, ajudam na liberação do estresse acumulado.
Separamos algumas dicas de como reduzir o estresse:
Reduza o consumo de nicotina, cafeína e álcool
O consumo em excesso dessas substâncias, ao invés de ajudar a diminuir, aumentam os níveis de estresse.
O álcool é um depressor quando tomado em grandes quantidades, mas age como um estimulante em quantidades menores. Portanto, usar o álcool como uma forma de aliviar o estresse não é útil.
Prática regular de exercícios físicos
A prática regular de exercícios físicos também pode ajudar nas rotinas mais pesadas de trabalho, eliminando gradativamente o estresse e não deixando-o acumular.
Pratique ao menos 3 vezes na semana, cerca de uma hora por dia.
Durma mais
O sono é um fato importante no controle do estresse. Portanto, é importante definir um local confortável para você descansar e deixar as outras atividades para outro ambiente.
Além disso, recomenda-se que uma boa noite de sono seja de 7 a 8 horas, para que possamos recuperar todo cansaço acumulado.
Procure técnicas de relaxamento
Algumas técnicas de relaxamento podem te ajudar a reduzir o estresse. Entre elas está a meditação, que já é muito conhecida e que traz inúmeros benefícios quando feita regularmente.
Além disso, a técnica do mindfulness pode ajudar a viver o presente.
O Mindfulness é um estado onde treinamos nossa atenção ao momento presente e a autocompaixão com experiências desafiadoras, para aprendermos a fazer melhores escolhas em situações difíceis do nosso cotidiano. Além de ajudar a controlar a ansiedade e estresse.
Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!
Já segue a Mega nas Redes Sociais? Acesse nossos canais: no Youtube, Instagram, Linkedin