O cérebro humano continua sendo um órgão incrível e que é estudado pelos cientistas do mundo todo. Já falamos sobre como o cérebro humano é especial e hoje trouxemos alguns enigmas sobre ele.
O cérebro representa cerca de 2% do nosso corpo. E ainda assim, consome 20% do oxigênio e também cerca de 25% da energia de todo corpo. Isso prova a sua importância.
Os neurônios presentes no corpo humano, são mais de 100 milhões, que só podem ser vistos através de microscópio. E talvez a má notícia é que eles não são capazes de se reproduzir. Mas a mente humana é tão complexa, que existem enigmas que ainda não foram descobertos pelos cientistas.
Veremos a seguir:
Os segredos da memória
Sempre que aprendemos alguma coisa nova, o cérebro sofre uma modificação. Ainda não se sabe como são exatamente essas mudanças e nem suas consequências. Mas, o que sabemos é que nossa mente ativa diferentes tipos de memórias.
O que a gente sabe é que existe a memória de longo e curto prazo. Ainda temos uma memória não declarativa, que são as ações, como nadar, andar de bicicleta. E também a declarativa, que nada mais são que os dados exatos.
O que os cientistas acham é que há um elemento em comum, mas não se sabe o nível molecular. Também não conseguiram entender como as memórias de modificam ou se apagam para sempre.
As emoções no cérebro
Ainda não se sabe, sob o ponto de vista neurológico, o que são de fato as emoções.
O que entende-se é que há estados cerebrais que são atribuídos a um valor e a partir disso ele gera um plano de ação. No entanto, as emoções estão ligadas com o nosso físico. Sentimos o coração acelerar, a temperatura do corpo muda.
Ainda não descobrimos o funcionamento detalhado desses processos.
Inteligência e o cérebro
Ainda não encontramos estudos que definam esta capacidade humana. O que sabemos é que há estudos que dizem que a nossa inteligência possui relação com a memória de trabalho, entretanto não comprovam de fato um esquema que defina essa capacidade.
O que se sabe é que esses fenômenos acontecem em diferentes áreas do cérebro e com mecanismos de pensamento. Mas ainda assim, continua sendo um enigma.
Sono e os sonhos
Quando pensamos em sono, associamos ao descanso do corpo e da mente. Entretanto, cientistas descobriram que o nosso cérebro fica muito mais ativo durante o sono e se não mais que quando estamos acordados.
Ainda assim, não sabemos definitivamente por que dormimos e sonhamos. Acredita-se que quando dormimos, nossa mente facilita a resolução dos problemas e ajuda a fixar os conhecimentos na memória, ajudando
Fenômenos temporais
O nosso cérebro possui algumas dificuldades para processar mais de um fato de forma simultânea. O que podemos entender é que o cérebro não consegue distinguir que não aconteceram na mesma velocidade. Algo que, por exemplo, pode dar lugar à dislexia e a quedas nos idosos. Não se sabe a razão disso ocorrer.
E mesmo que estejamos muito avançados na neurologia, são estes e demais enigmas que ainda precisamos resolver sobre o cérebro humano. Possuímos a extraordinária tarefa de se autoconhecer
Trouxemos um vídeo do TED, onde o neurocientista Donald Hoffman fala sobre como criamos a realidade. Um vídeo muito bom, que nos leva a uma viagem na mente humana.
Já acompanha a MEGA nas redes sociais? Não deixe de acessar nosso Instagram e Facebook.
Espero que tenha gostado desse artigo, até breve.