O que é o pulmão de pipoca causado pelo uso de vape? - Mega Imagem

O que é o pulmão de pipoca causado pelo uso de vape?

Blog › O que é o pulmão de pipoca causado pelo uso de vape?


A condição conhecida como “pulmão de pipoca”, também chamada de bronquiolite obliterante, é um problema pulmonar raro e que causa danos aos pequenos ductos de ar dos pulmões. Isso acarreta cicatrizes e bloqueios, podendo causar questões mais severos.   O uso de vape, proibido no Brasil, mas cada vez mais comum, pode ser um dos causadores da doença. Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre esse assunto, apontando os principais sintomas e o tratamento adequado. Para saber mais, continue a leitura! 

O que é pulmão de pipoca? 

A bronquiolite obliterante é uma condição respiratória que afeta os bronquíolos pulmonares, que são vias aéreas pequenas do órgão.  As via ficam inflamadas e danificadas, gerando uma cicatrização devido à inalação de substâncias tóxicas.   Essa doença é conhecida popularmente como pulmão de pipoca e esse nome vem do fato de que a condição foi identificada primeiramente em trabalhadores de fábricas de pipoca. Eles adoeceram por inalarem diariamente o diacetil, usado também em alguns líquidos de cigarros eletrônicos (vape). 

Como o vape pode causar pulmão de pipoca? 

O uso de cigarros eletrônicos tem aumentado cada vez mais, principalmente entre os jovens, mesmo sendo proibido. A ideia da proibição é evitar os problemas de saúde que esse item tem acarretado, como o pulmão de pipoca, por exemplo.   Como citamos anteriormente, essa expressão surgiu após o diagnóstico da doença em trabalhadores de uma fábrica de pipoca de micro-ondas apresentarem os sintomas. O grande responsável por isso é o diacetil, um produto químico usado para que o produto tenha um sabor mais amanteigado.   Infelizmente, muitos usuários acreditam que usar o vape é uma opção mais segura ao cigarro tradicional. Mas a verdade é que o cigarro eletrônico tem em sua formulação o diacetil, principalmente nos que têm sabores mais adocicados.   Esse produto, ao ser inalado, pode ser o responsável por uma inflamação grave, causando danos às pequenas vias áreas dos pulmões.  

Presença de substâncias tóxicas 

No vape podem ser encontrados uma série de substâncias, além do diacetil. A nicotina é a mais conhecida delas, muito conhecida por ser muito nociva ao organismo dos fumantes. Mesmo sendo muito divulgado em propagandas, assim como no caso dos cigarros comuns, os riscos são ignorados por quem os consome.   Além da nicotina, outras substâncias podem ser encontradas nos vapes: 
  • partículas ultrafinas que podem ser inaladas profundamente nos pulmões 
  • diacetil (aromatizante, responsável por doenças pulmonares mais graves) 
  • compostos orgânicos voláteis 
  • produtos químicos possivelmente cancerígenos 
  • estanho, níquel e chumbo 
  • danos às vias respiratórias 
A vaporização causada pelo vape é responsável por revestir os pulmões com substâncias químicas efetivamente nocivas, diferentemente de um nebulizador.   As misturas do líquido contam com nicotina ou THC, além de aditivos aromáticos e, alguns deles penetram os pulmões de maneira profunda, causando uma inflamação.   Os médicos investigam o uso da vitamina E nos vapes, comumente utilizada como espessante e agente de liberação de e-líquidos. Mesmo sendo segura ao ser tomada oralmente como suplemento, sua inalação pode acarretar irritações nos pulmões.  Além disso, o formaldeído e a acroleína são substâncias químicas encontradas nos cigarros eletrônicos, nocivas aos pulmões.  

Quais são os sintomas do pulmão de pipoca? 

A bronquiolite obliterante conta com muitos sintomas, sendo alguns deles: chiado no peito, cansaço excessivo, tosse persistente, falta de ar, entre outros. Em alguns casos, o paciente pode apresentar febre e sudorese noturna.  Vale destacar que esses sinais podem se assemelhar a outras doenças pulmonares, além de apresentarem a possibilidade de piora ao serem expostas continuamente ao agente causador do problema.  A tosse é persistente e dependendo do caso pode ser seca ou produzir muco. Já a falta de ar costuma aparecer mais durante algum tipo de esforço físico.   O paciente ainda pode apresentar muita fadiga e chiado no peito, um ruído áspero presente principalmente ao respirar mais fundo.   Um ponto que merece atenção é que o pulmão de pipoca é uma condição progressiva, o que significa que, com o passar do tempo e a continuidade da exposição ao vape, os sintomas podem piorar.  

O pulmão de pipoca tem cura? 

Infelizmente, os danos causados pela doença podem ser severos e, nem sempre, é possível revertê-los. Por essa razão, é muito importante buscar ajuda médica assim que presenciar os primeiros sintomas, pois assim há a possibilidade de iniciar um tratamento eficiente o quanto antes.   Com a suspeita do pulmão de pipoca, o primeiro passo é parar de se expor aos produtos químicos causadores. No caso do vape, seu uso deve ser cessado de maneira imediata.   Além disso, o médico pode iniciar o tratamento por via medicamentosa, principalmente com o uso de corticosteroides para combate da inflamação, como a prednisona, por exemplo. Para auxílio da respiração, os inaladores são indicados.  Em casos mais graves, pode ser necessária a realização de um transplante de pulmão

 Como prevenir o pulmão de pipoca? 

O vape não é o único responsável pelo surgimento desta doença. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados para evitar grandes problemas com os pulmões.   Além de não utilizar cigarros eletrônicos, é preciso ficar longe da exposição de produtos químicos nocivos. Em caso de acesso a esses produtos por meio do trabalho, é imprescindível a utilização de proteção individual apropriada.  

Considerações finais 

Em casos de suspeitas da bronquiolite ou se surgirem sintomas, como: tosse seca, chiado, falta de ar, procure ajuda médica o quanto antes. Além disso, evite a exposição a substâncias químicas nocivas e faça o tratamento adequado indicado pelo profissional da saúde.   Gostou deste artigo? Acesse nosso blog e leia mais sobre a pneumonite, outra doença comum nos pulmões.  

Em resumo 

O que é pulmão de pipoca? 

O pulmão de pipoca, conhecido como bronquiolite obliterante, é uma condição pulmonar que não acontece om frequência, mas que pode ser severa. Ela ocorre quando há a cicatrização nas menores vias aéreas dos pulmões.  

O que acontece com o pulmão de quem fuma vape? 

Apesar de cada vez mais comum, principalmente pelos jovens, o uso de vape é contraindicado. Ele é responsável por problemas nos pulmões, aumentando o risco de doenças agudas ou crônicas.  

Quais são as doenças pulmonares associadas ao uso de vape? 

Embora as doenças pulmonares sejam as mais comuns causadas pelos cigarros eletrônicos, outros problemas podem surgir, como: infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, trombose, arritmias, câncer, entre outros.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Equipe Mega Imagem em 29/04/2025