Narrar
Parar
Contraste
Aumentar
Diminuir
No último dia 16 de setembro foi comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. Esta data foi instituída com o intuito de esclarecer e informar a população sobre as causas e fatores de risco para a doença.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a meta é reduzir cerca de 25% dos casos até o ano de 2025. E para isso, nada melhor do que trazer informação de qualidade.
Como acontece a trombose?
A trombose acontece quando há a formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias das pernas ou coxas. Geralmente, esses coágulos bloqueiam o fluxo sanguíneo e causam inchaço nas pernas.
O maior problema acontece quando esses coágulos se desprendem e caminham pela corrente sanguínea. Esse processo é chamado de embolia, que pode acometer o coração, pulmão e até o cérebro.
A trombose geralmente acontece depois de algum procedimento cirúrgico, cortes e até mesmo a falta de movimento por muito tempo dos membros inferiores.
Trombose aguda e trombose crônica
A trombose aguda acontece quando o nosso corpo absorve o coágulo existente, dissolvendo-o e evitando que evolua para um quadro mais grave.
Já a trombose crônica acontece quando a partir desse coágulo dissolvido pelo próprio corpo, surgem sequelas no interior das veias. Dessa forma, o retorno do sangue acaba ficando prejudicado e é isso que causa as dores, inchaço, varizes e até mesmo feridas.
Causas
A maior parte das causas de trombose são evitáveis, entretanto é ideal procurar um especialista para indicar os tipos de tratamento e precauções.
Algumas causas são:
tabagismo;
uso de anticoncepcional;
gravidez;
hereditariedade;
presença de varizes;
presença de tumores malignos;
idade avançada;
Sintomas
Os sintomas mais comuns da doença são dores, inchaço, vermelhidão, calor e rigidez na musculatura. Geralmente, os pacientes que são submetidos a cirurgias precisam de atenção redobrada, pois é muito comum a aparição de coágulos.
As vezes, esse coágulo pode se soltar e atingir outros órgãos como por exemplo o pulmão. Acontece o que chamamos de embolia pulmonar, que causam falta de ar, dor no peito, dor nas costas e tosse com sangue. Quando isso acontecer, ao primeiro sintoma procure um médico pneumologista. Esta é uma doença grave e que precisa de atendimento imediato.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito de algumas formas. Geralmente o médico vascular solicita alguns exames, entre eles está o exame de sangue, Ultrassom e Ultrassom com Doppler, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.
O mais comum é a Ultrassonografia com Doppler, este exame permite que o médico avalie a circulação sanguínea das pernas. Em casos em que o médico precisa de mais detalhes, são solicitadas a Ressonância Magnética e a Tomografia Computadorizada.
Tratamento
Uma vez que descoberta a doença algumas providências precisam ser tomadas impedir o crescimento do coágulo, evitar que avance para outras regiões e diminuir a recorrência da doença.
Por isso são utilizados medicamentos coagulantes, que auxiliam o sangue a se tornar menos denso, evitando a coagulação.
Além disso, em casos mais graves é utilizado filtros na região do abdômen que impedem que os coágulos subam para os pulmões. As meias de compressão também são muito utilizadas para diminuir o edema causado pela doença.
Possíveis complicações da trombose
A trombose pode trazer algumas complicações, dependendo de qual veia o coágulo está preso. Quando o coágulo percorre por outras veias e atinge órgãos próximos do coração, pode ser fatal.
Algumas das consequências são:
Inchaço crônico da perna afetada e/ou dor acompanhado de varizes;
Eczema, coceira muito forte que pode levar a uma ferida de difícil cicatrização;
A embolia pulmonar já citada anteriormente, entre outros.
Dicas de prevenção
Trouxemos algumas dicas super simples que você pode começar a fazer até mesmo em casa ou ao viajar.
Veja:
Pratique atividades físicas regularmente;
Mantenha uma alimentação saudável;
Evite fumar;
Durante viagens longas use sapatos e roupas confortáveis;
Faça caminhadas e intervalos em viagens muito longas;
Beba bastante água;
Evite o consumo de bebidas alcóolicas;
Sempre consulte o seu médico.
Precisando de exames de imagem?
Realize seus exames com segurança. Agende seus exames aqui na MEGA.
Baixe o MEGAPP! Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.
A Mega sempre pensando em você!