Ouça o conteúdo deste post! Dê play no áudio abaixo:
Your browser does not support the audio element.
Precisão de diagnóstico? A Ressonância Magnética pode ser um grande aliado. Mas você sabe como é uma ressonância?
Vamos lá, a ressonância magnética não usa radiação como o raio-X ou a tomografia computadorizada, tanto que pode ser solicitada pelos médicos para realizar em gestantes após o primeiro trimestre para avaliar formação de fetos ou para avaliação de placenta, tudo isso porque o seu nível de precisão de diagnóstico é superior quando comparado a outros exames.
Além disso, médicos de qualquer especialidade podem solicitar esse exame visto que seu nível de precisão de diagnóstico é alto.
A ressonância magnética consegue analisar precisamente músculos, articulações, nervos, tecidos, órgãos e entre outras partes do corpo. Apresentamos para você algumas patologias e como a ressonância magnética pode oferecer um nível de precisão de diagnóstico.
Ressonância Magnética e o auxílio no diagnóstico de dores na coluna
A dor nas costas é uma dor que acomete a maior parte da população brasileira em algum momento da vida.
Além do incômodo causado, essa enfermidade pode gerar e/ou pode estar associada a outros quadros clínicos mais graves. Descobrir as causas é imprescindível para recuperar a qualidade de vida.
Os desconfortos mais comuns são na lombar (que veremos mais adiante) e na cervical (região do pescoço). Nesse caso, um dos exames mais recomendados é a Ressonância Magnética.
Possibilitando um nível de precisão de diagnóstico, o tratamento pode ser escolhido com maior facilidade e será mais eficaz.
Isso porque muitas vezes não são apenas dores musculares ou somente locais, podem ser descobertas outras doenças a partir desse detalhamento.
Por isso, se a dor for persistente ou estiver associada a outros sintomas, como febre e vômitos, deve-se procurar um médico imediatamente para que ele recomende os exames necessários.
Problemas abdominais que necessitem de precisão de diagnóstico
A ressonância magnética abdominal é usada por vários motivos.
Seu médico pedirá uma ressonância magnética se suspeitar que algo está errado em sua área abdominal, mas não puder determinar o que por meio de um exame físico e necessitar de um nível de precisão de diagnóstico maior.
Seu médico pode querer que você faça uma ressonância magnética abdominal para:
examinar o fluxo sanguíneo
examine seus vasos sanguíneos
investigue a causa da dor ou inchaço
examinar os nódulos linfáticos
Problemas Lombares como garantir maior precisão?
Seu médico pode recomendar uma ressonância magnética para diagnosticar ou tratar melhor os problemas lombares
Dor, doença, infecção ou outros fatores relacionados a ferimentos podem estar causando sua condição. Seu médico pode pedir uma ressonância lombar se você apresentar os seguintes sintomas:
dor nas costas acompanhada de febre
problemas de nascença afetando sua coluna
lesão na parte inferior da coluna
dor lombar persistente ou severa
esclerose múltipla
problemas com sua bexiga
sinais de câncer no cérebro ou na espinha
fraqueza, dormência ou outros problemas com as pernas
Seu médico também pode solicitar este exame se você estiver programado para uma cirurgia de coluna. Ele auxiliará a planejar o procedimento antes de fazer uma incisão.
Uma varredura de ressonância magnética fornece um tipo diferente de imagem de outros testes de imagem, como raios-X, ultrassom ou tomografias computadorizadas.
Uma ressonância magnética da coluna lombar mostra os ossos, discos, medula espinhal e os espaços entre os ossos vertebrais por onde passam os nervos, oferecendo ao médico solicitante nível de precisão de diagnóstico.
Precisão de diagnóstico para Doenças do Tórax
Seu médico pode solicitar uma ressonância magnética se suspeitar que algo está errado na região do seu tórax e julgar que a causa do problema não pode ser determinada por meio de um exame físico, necessitando assim de um nível de precisão de diagnóstico maior.
Seu médico pode pedir uma ressonância magnética de tórax para ver se você tem:
vasos sanguíneos bloqueados
Câncer
doença afetando seus órgãos
Problemas cardíacos
prejuízo
uma fonte que causa dor
tumores
problemas que afetam seu sistema linfático
Seu médico lhe dirá o motivo exato pelo qual solicitou a RM. Ele deverá mantê-lo informado sobre o que ele acha que pode estar errado durante e após o procedimento.
Se você não tiver certeza do que está acontecendo, faça muitas perguntas.
Doenças mamárias necessitam de precisão de diagnóstico
Este exame é indicado para examinar seus seios quando outros exames de imagem são inadequados ou inconclusivos, para rastrear o câncer de mama em mulheres com alto risco de desenvolver a doença e para monitorar a progressão do câncer de mama, bem como a eficácia de seu tratamento.
Seu médico também pode solicitar este exame se você tiver:
tecido mamário denso
sinais de câncer de mama
história familiar de câncer de mama
vazamento ou implante mamário rompido
caroço no peito
alterações pré-cancerosas da mama
Importante ressaltar que estes exames devem ser usados em conjunto com as mamografias, o que garante ao seu acompanhamento um nível de precisão de diagnóstico.
Embora as ressonâncias magnéticas de mama possam detectar muitas anormalidades, existem alguns cânceres de mama que a mamografia pode visualizar melhor.
E após realizar a ressonância magnética, como devo proceder?
Assim que o teste terminar, você estará livre para voltar para casa e continuar suas atividades diárias normais.
Se as imagens forem projetadas em filme, pode levar horas para que o filme seja revelado. Também levará algum tempo para o seu médico revisar e interpretar as imagens.
Equipamentos mais modernos exibem imagens em um computador, permitindo que seu médico as veja rapidamente garantindo maior precisão de diagnóstico.
Curiosidades
A ressonância magnética e a claustrofobia
A claustrofobia é o medo de lugares fechados, mas é possível realizar esse exame sem dificuldades e garantir precisão de disgnóstico mesmo se você for fóbico.
Desta forma, nos exames de coluna lombar, o paciente não precisa ficar totalmente na máquina. Mas se o seu exame for de coluna cervical, por exemplo, em que há a necessidade de entrar totalmente na máquina, não se preocupe.
Por esse motivo, a Mega oferece uma ressonância que a circunferência interna é mais ampla e o comprimento do túnel aberto na frente, e atrás é o mais curto que existe: 1,25 metro.
Além disso, os ambientes são climatizados, com músicas relaxantes e teto personalizado para garantir um maior conforto e comodidade.
O que impede e não impede você de fazer Ressonância Magnética?
Você provavelmente não poderá fazer Ressonância se tiver:
Marca passo, clip de aneurisma, implante ouvido;
Fixadores ortopédicos externos metálicos não removíveis;
Você pode fazer Ressonância sem nenhum problema se tiver:
DIU;
Fixadores externos de dente;
Gesso;
Implante auditivo externo;
Pinos e placas de titânio;
Port-o-cath
Stent.
Espero que você tenha gostado desse conteúdo e caso permaneça alguma dúvida, enviei para as nossas redes sociais ou no e-mail
[email protected]
Nos vemos em breve.
Por fim, assista nosso video sobre ressonância Magnética e nos contate caso tenha dúvidas.